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Você conhece bem como funciona o seu negócio?

Por Josefina Picanço
 
Ser uma empreendedora de sucesso exige competência e busca por aprendizado constante. Quem decide criar um negócio deve estar por dentro dos processos da empresa como um todo, tendo uma visão geral sobre as efetivas necessidades de cada área. E acredite, nem sempre investir em mão de obra especializada é a única solução para resolver todos os problemas.
 

Será que paramos para pensar quais erros estamos cometendo dentro da empresa? Pode parecer estranho, mas às vezes pode ser o próprio dono que esteja prejudicando a organização. Logo nós, que tanto investimos em sonhos, trabalho, finanças, contratamos gente e muito mais.
 

É como diz o ditado: “ninguém conhece o seu negócio melhor do que você” ou, pelo menos, deveria conhecer. Afinal, somos nós que começamos a empresa e colocamos todo o nosso amor envolvido no empreendimento.
 

Calma, não estou aqui para dizer que você deve centralizar tudo em si ou o que tudo tem que ter “o olho do dono”, mas você não pode simplesmente entregar o seu negócio nas mãos de outras pessoas sem fazer o devido acompanhamento e treinamento.
 

É fundamental para o dono saber se as áreas estão fluindo bem e se existem processos corretos de acordo com o que é necessário no mercado onde atua. Mesmo que você não domine todas as áreas, é importante envolver-se com a realidade de todas elas, dando o tom de seus valores e visão para que a empresa possa atuar coesa.
 

Quem vem de área técnica especializada, precisa conhecer nuances de RH, Comercial, Finanças, Contabilidade e mais um pouquinho de tudo, pois só assim podemos analisar problemas, como, por exemplo, uma possível contratação equivocada, e repará-los a tempo. O sucesso de uma empresa sempre vai estar marcado pelo toque pessoal do dono. Esse é o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar em meio a concorrência.
 

Mas como dominar todas as áreas da empresa?
 

Se você é empresária, muito provavelmente você tem o dom de empreender, mas isso não basta. É preciso buscar ser uma boa líder e conhecer bem as atividades que coordenará e em alguns casos ser capaz de fazê-las. É necessário também entender as responsabilidades e as tarefas desempenhadas por cada posição na empresa.
 

É muito importante inspirar as pessoas que compõem a empresa, atuando como uma líder inspiradora. São as características de um líder inspirador que vão valorizar e motivar o desempenho dos seus funcionários, fazendo com que eles trabalhem de forma muito mais engajada e atuem como donos do negócio. E para liderar, cobrar e motivar é claro que você precisa ter o conhecimento de sua área especializada.
 

Não é simples, eu iniciei o meu negócio ainda muita jovem e confesso que não tinha diversos conhecimentos sobre contabilidade, gestão, comercial, pessoal e por aí vai. Mas fui procurando entender e sempre me aperfeiçoar mais, pois como já tinha conhecimento técnico sabia que faltava algo para agregar em meu negócio. Procurei formações, MBAs, além de me interessar pelo trabalho de profissionais especializados que contratamos e nos ajudaram muito a construir uma cultura empresarial mais sólida.
 

E acredite, nunca é tarde para começar. Em especial, na área de gestão de pessoas, ampliei meu leque de conhecimentos com o coaching, quando me apaixonei pelo assunto e trouxe ferramentas e práticas nesse sentido para dentro de minha empresa. E hoje percebo que essa atitude trouxe muito amadurecimento e diferenciais positivos para mim e para a equipe. Me ajudou a me aperfeiçoar como líder, mesmo já tendo feedback positivo antes. Agir como uma líder inspiradora motivou muito a equipe.
 

No dia a dia, “vestir a camisa” da empresa se traduz em vontade de cooperar, doar-se de coração e sentir-se de fato pertencendo àquele lugar. É agir como se fosse o dono daquela empresa, ou seja, ser apaixonado pelo que faz e pela forma como faz. E ter um quadro de colaboradores com esse perfil é um grande passo para conquistar sucesso em sua empresa e promover um ambiente de trabalho amistoso e agradável.

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