#2 Você é Incrível – Empatia não sai de moda

moda

FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOI O QUE MOTIVOU DARIENE A ABRIR O PRÓPRIO NEGÓCIO, LEVANDO A INCLUSÃO ATÉ O GUARDA-ROUPA
 
Durante os 15 anos em que trabalhou como fisioterapeuta, Dariene atendeu muitos pacientes com deficiência, percebendo os vários obstáculos que essas pessoas enfrentam no dia a dia. Ao observar a dificuldade que tinham para vestir-se, ela foi embalando a ideia de criar uma empresa que ajudasse a resolver esse problema. Foi assim que, em 2013, lançou a Lado B Moda Inclusiva, uma das primeiras marcas brasileiras de roupas adaptadas.
 
A empresa vende bermudas, calças, camisetas, tênis e acessórios pensados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As calças e bermudas, por exemplo, têm velcro na frente e nos lados, facilitando a abertura. Já os tênis possuem tecnologia que os adapta aos pés dos cadeirantes – que muitas vezes incham devido à falta de movimento. A venda é feita pela internet, direto ao consumidor final.
 
Um dos clientes fiéis é Paulo Sérgio Gasparino, de 48 anos, de Mogi Mirim (SP). O microempresário já comprou calças, bermudas e tênis da Lado B. Desde que ficou paraplégico após um acidente em um jogo de futebol há 27 anos, ele precisa fazer cateterismo a cada quatro horas para eliminar a urina. “Com roupas normais era muito difícil”, conta. “Agora é só abrir o velcro da calça”, explica.
 
Dariene investiu dois anos pesquisando o universo das pessoas com deficiência, as tecnologias têxteis e a viabilidade econômica dos produtos antes de abrir o negócio. A parte mais complicada foi desenvolver as peças-piloto. “Busquei auxílio de uma modelista e de costureiras para chegar à modelagem perfeita”, lembra. Hoje, ela e mais duas pessoas realizam as etapas de criação, risco, corte e acabamento. Os serviços de costura, lavagem, estamparia e lavanderia são terceirizados.
 
O Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras vai ajudar Dariene a concretizar suas próximas metas: lançar novos produtos e crescer até virar líder de mercado. Cheia de confiança, ela estimula outras mulheres que sonham seguir seu caminho: “A hora é agora! As empreendedoras estão por toda parte, com diferentes perfis. É preciso explorar nichos, buscar novas oportunidades e desenvolver ações para impactar a sociedade de forma positiva”.
 
Para saber mais:
www.ladobmodainclusiva.com.br
 
Dariene é uma das cinco vencedoras do Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras. Ela ganhou acesso a cursos e mentorias que vão acelerar o seu negócio. Os recursos do prêmio foram obtidos com a venda do livro Você é Incrível, um projeto da Editora MOL e da Pandora. A publicação ainda está à venda. Parte do valor que você paga é doada à Rede Mulher Empreendedora, que ajuda milhares de brasileiras a construir uma vida melhor abrindo a própria empresa. Saiba mais e compre o seu em bancadobem.com.br/voceeincrivel
 
A Editora MOL produziu este material gratuitamente,
em favor da causa do empoderamento feminino.
Reportagem: Daniela Arcanjo
Foto: Marcus Steinmeyer / Editora MOL

s;