loader
COWORKING



clear

O poder de negociar: talento ou aprendizado?

                                                                                                                      *por Joana Piqc

empreendedor é um tipo de administrador de empresas para quem as técnicas de negociação são indispensáveis. Com poucos recursos e sem certeza concreta de um futuro promissor para sua empresa/ideia, ele precisa negociar com TODOS – novos funcionários, parceiros, fornecedores e clientes.

Mesmo que o seu negócio seja de web e o seu cliente compre sem ter de falar com você, será preciso negociar – e muito bem – com seus fornecedores para minimizar seus custos e garantir um bom preço para o cliente e a sobrevida do seu negócio.

A questão que se coloca é: caso você não tenha nascido dotado do talento da negociação, pode desenvolvê-lo? Sem dúvida que sim!

O empreendedor é versátil, e seu aprendizado consiste em se especializar em tudo – vendas, marketing, RH, finanças, TI, absolutamente tudo. Na vida, aprende-se quase tudo, basta vontade, perseverança e um bom tutor. Se o que você precisa é aprender a negociar, peça a um grande negociador que você conheça que se torne seu mentor. Assista-o, peça conselhos, pratique, pratique e pratique mais um pouco. De repente você vai se surpreender por ter pegado a manha e passará a fechar os melhores negócios.

Em um país como o Brasil, é impossível o empreendedor não negociar. A pechincha faz parte da cultura local, e os fornecedores variam seus preços em mais de 80% da primeira tomada ao preço fechado ao final de uma negociação. Quem não sabe negociar fica para trás no mercado.

Ao mesmo tempo, essa cultura local faz com que não faltem bons mentores nessa área, e basta convencer um deles a “adotá-lo” como pupilo.

O primeiro passo é ser autocrítico o suficiente para saber que precisamos aprender a ser melhores negociadores. Quando essa humildade for alcançada e a motivação para aprender se estabelecer, ficará mais fácil atrair um mentor.

O mentor certo é alguém de dentro do seu setor, de preferência uma pessoa que você admire e com quem se sinta à vontade para ouvir, considerar e puramente “imitar”.

É importante vencer a timidez. A hora é essa. Ainda hoje, encontre seu mentor. Essa é a fase inicial do aprendizado da negociação!

*Joana Picq é engenheira civil de origem franco-brasileira. Em Londres, foi cofundadora do AchaLa.com.br e do Matchik.com. Agora está criando uma subsidiária do VoyagePrive.com no Brasil.

Fonte: Mulheres Empreendedoras (PEGN)

Sobre o autor:
Administrador

LEIA MAIS

s
clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.