loader
COWORKING



clear

Universidade gaúcha adere ao Programa Negócio a Negócio

As microempresas e os empreendedores individuais localizados em oito cidades da região Metropolitana de Porto Alegre (RS) terão a oportunidade de participar do Programa Negócio a Negócio do Sebrae no Rio Grande do Sul. Mais uma instituição de ensino superior aderiu à iniciativa: a Esade - Laureate International Universities ficará responsável por atender aos municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo.

O Negócio a Negócio é executado por 12 universidades gaúchas que, por meio dos Agentes de Orientação Empresarial (AOE) - universitários devidamente capacitados e treinados na metodologia do projeto -, realizam atendimentos presenciais e gratuitos com foco em gestão. O trabalho, que ocorre em todo o estado desde 2010, consiste na orientação gratuita para a implementação de ferramentas de gestão em microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, além do Empreendedor Individual. 

A Esade pretende atender a duas mil empresas na região, totalizando seis mil atendimentos. "Cada estabelecimento que aceita fazer parte do Negócio a Negócio recebe três visitas. Elas incluem a realização do diagnóstico, proposição do plano de ação e das ferramentas de gestão, e auxílio na implementação das ações recomendadas", explica a gestora do projeto no Sebrae do Rio Grande do Sul, Viviane Andressa Pinto.

Para o professor Filipe Ramos Barroso, um dos responsáveis pelo projeto na Esade, participar do Negócio a Negócio é mais uma oportunidade para colocar os alunos em contato com o dia a dia das empresas e com a prática da profissão. "Além do envolvimento dos nossos estudantes, por meio do Instituto Júnior de Consultoria Empresarial (IJCE), sabemos que essa ação estará contribuindo para o desenvolvimento da economia do nosso estado. A Esade é uma instituição que acredita no empreendedorismo", conclui.

Em 2011, mais de 38 mil empresas gaúchas receberam a visita dos Agentes de Orientação Empresarial. Dessas, 26 mil foram atendidas pela primeira vez. Os números representam que o projeto chegou a 78% dos municípios gaúchos, com a atuação de 558 estudantes ligados às universidades parceiras da iniciativa. Além deles, 42 professores são responsáveis pela supervisão e orientação dos agentes.

Parceiras
As universidades parceiras do Negócio a Negócio são: Pucrs (Região Metropolitana), Esade (Região Metropolitana), Urcamp (Região da Campanha), URI (Região Norte), Unijuí (Região Noroeste), UCS (Região da Serra Gaúcha), Faccat, Feevale (Região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana), Furg (Região Sul), UPF (Região Planalto), UFSM (Região Centro) e Univates (Região Vales do Taquari e do Rio Pardo).

 

Fonte: Divulgação

LEIA MAIS

s
clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.