loader
COWORKING



clear

Como as empresas familiares devem agir na escolha dos sucessores

Mais cedo ou mais tarde, a maioria das empresas consolidadas no mercado irá passar por processos sucessórios. Com as empresas familiares não é diferente. A sucessão de uma empresa começa com sua fundação. É um equívoco achar que apenas a partir de um determinado momento devemos pensar nisso.

Muitas empresas familiares não sobrevivem a seus fundadores por não possuírem um projeto sucessório permanente. No processo de sucessão é natural que os filhos sejam os primeiros a serem lembrados, o que não pode virar uma imposição. É importante que sucessor seja alguém da confiança daqueles que controlam a empresa, mas não precisa ser da família necessariamente. O melhor é tratar o tema sempre, inclusive, com a possibilidade da entrada de um profissional de fora da família na administração do negócio.

Para evitar que o caminho dos herdeiros seja tempestuoso, especialistas costumam apontar alguns passos que devem ser tomados pelos fundadores. O primeiro é estimular o filho a começar a carreira em outra empresa, para que suas qualidades profissionais possam ser testadas em um ambiente não familiar. Outro ponto é que, ao entrar na empresa da família, o salário do parente seja condizente com seu nível funcional e faixa etária. Além disso, o pai jamais deve obrigar o filho a seguir seus passos.

Dessa maneira, caso os filhos gostem do que o pai/mãe faça e desejem dar continuidade ao negócio, é preciso apenas planejar a transferência e deixar definido o papel de cada um. A preparação do sucessor não é um processo rápido. Além disso, não são apenas as habilidades e bons laços familiares que precisam ser levados em conta, mas principalmente a capacidade de dar continuidade ao modelo cultural já estabelecido.

Se não houver esse interesse dos herdeiros, pode-se profissionalizar a gestão e deixá-los com o papel de fiscalizar. Nessa situação é melhor buscar fora da família alguém que tenha gosto pela administração e liberar a família para tocar seus projetos de vida pessoal.

 

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.