loader
VIRADA EMPREENDEDORA
COWORKING



clear

Desperte o empreendedor que há em você

Por Natália Monteiro

No ano passado, tive o privilégio de conhecer Michael Gerber, autor americano de vários best-sellers, e sua esposa, Luz Delia. Os dois são pessoas muito abertas e cativantes e adoram conversar sobre os caminhos da vida. Eles me deram de presente um livro chamado “Desperte o Empreendedor que Há em Você”. Eu acabei de ler a obra na semana passada, achei-a muito interessante e hoje quero dividir alguns pontos com vocês.

Ao contrário de muitos livros sobre empreendedorismo, este não é sobre a empresa que está sendo criada, mas sim sobre a pessoa que está criando a empresa, ou seja, sobre mim e sobre você. Sim, você! Michael acredita que todas, absolutamente todas as pessoas têm a habilidade de ser empreendedores(as). E ela é expressada em quatro dimensões da nossa personalidade: o sonhador, o pensador, o narrador e o líder. Para criar negócios bem-sucedidos, temos de despertar o empreendedor que existe dentro de nós, entendendo e vivendo essas quatro dimensões, que eu conto brevemente para vocês abaixo:

O sonhador e o seu sonho
Se você ainda não descobriu o seu sonho, tente se lembrar de algum momento da sua vida em que você se sentiu realmente realizado. Quando foi, o que você estava fazendo? Lembre-se desse momento e das suas sensações. O sonho do empreendedor é realizar algo pelo seu cliente. Ele é maior do que você. Trata-se de algo que está faltando no mundo. Então, pare e pense: de que forma esse meu sonho muda a vida de outras pessoas? O que você acha que está faltando para essas pessoas e que lhe trará aquela sensação de realização se você ajudar a melhorar?

O pensador e sua visão
O pensador racionaliza o seu sonho. Quer saber como esse sonho irá se tornar realidade. E por isso questiona o sonhador. Quem são exatamente essas pessoas das quais estamos falando para realizar esse sonho? Como você se sentiria no lugar delas, fazendo o que elas fazem? Quais são os medos e os pensamentos que estão nas mentes dessas pessoas? Como vamos solucionar esses problemas? As respostas para as inúmeras perguntas ajudam o pensador a criar a sua visão. Para todas as perguntas que surgirem, em todos os aspectos do seu negócio, imagine a resposta ideal. Como seria o ideal visualmente, emocionalmente, funcionalmente, financeiramente falando? Escreva sem medo. Não pense em ganhar dinheiro, pense em como você vai realizar aquele sonho.

O narrador e o seu propósito (ou objetivo)
O narrador quer contar o sonho para outras pessoas, com todas as características de uma boa história. Com personagens, com magia, de uma forma que encante outras pessoas, que as faça querer fazer parte desse sonho com você. Qual a história que você quer contar para outras pessoas, qual o propósito ou objetivo dessa história? Quais são o começo, o meio e o final? Responda e crie a sua história, deixe-a sair de dentro de você e depois conte-a para outras pessoas.

O líder e sua missão
O líder é quem toma a responsabilidade de cumprir a missão. Essa responsabilidade é grande e exige planejamento, entendimentos sobre finanças, marketing, vendas, sobre seus clientes. É o mundo do trabalho, do um dia após o outro, da persistência para chegar lá. Para realizar o que um dia você sonhou, aquilo que você passou dias e noites pensando, o que você já contou para muitas pessoas com brilho nos olhos. Agora é a hora de fazer acontecer. E o melhor dessa parte é saber que tudo o que deve ser feito é puramente seguir algumas regras de um sistema já estabelecido de criação de empresas. Sem reinventar a roda.

Durante a leitura, Michael te conduz por todas essas quatro dimensões da personalidade do empreendedor. Em meio a narrativas, exercícios de reflexão e conversas diretas com o leitor, o autor desperta o empreendedor que existe dentro de cada um de nós e nos ajuda a construir as bases para o desenvolvimento de nossos grandes negócios. Eu recomendo essa leitura! Tente pensar em você por meio dessas quatro dimensões e veja a diferença que fará na sua vida!

Até breve, (futuro) empreendedor!

Natália Andreoli Monteiro é administradora e sócia-fundadora do Zuggi, site de buscas para crianças. Participou do Startup Chile 2011 e é membro da Associação Campinas Startups. Twitter: @nataliamonteiro

Fonte: PEGN (Mulheres Empreendedoras)

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.