loader
COWORKING



clear

Dúvidas sobre parcerias

Na hora de firmar uma parceria de negócios, todo empresário fica em dúvida sobre a eficiência do futuro sócio. Mas como saber se escolhemos bem o profissional com quem vamos dividir tantas decisões? O OpenForum elaborou seis perguntas que você deve se fazer antes de assinar o contrato.

Por que fazer uma parceria?

Existem muitos motivos para uma empresa se associar a outra: somar mercados, dividir o trabalho, reduzir custos… Qual o seu? Seja o que for, mantenha isso em mente para não fugir das suas metas.

Meu sócio segue minha ética?
Conhecer seu parceiro é ótimo, mas não é suficiente. Uma parceria requer muitas horas de trabalho conjunto e isso só vai funcionar se vocês se guiarem pelos mesmos valores. Experimente fazer um contrato preliminar e testar a parceria para saber se vocês são mesmo compatíveis. 

O que meus consumidores ganham com isso?
Pare e pense no que seus clientes vão ganhar com essa parceria. Para dar certo, uma sociedade precisa somar forças. Tenha certeza de que está aproveitando as habilidades e pontos fortes de cada empresa. 

Qual será o papel de cada empresa?
No início da parceria não faltarão ideias, mas é preciso definir o que cada parte vai fazer e como. Quanto mais claro as funções estiverem para cada um, melhor para os dois. 

Podemos conviver?
Depois de assinar o contrato, você vai passar a maior parte do tempo ao lado de seu sócio, por isso escolha alguém com quem seja fácil conviver. Outro ponto importante é a distância entre as empresas. Tudo fica mais fácil se seu parceiro está sempre por perto. 

Como será o fim?
Dificilmente você vai querer manter a parceria para sempre, por isso pense no fim antes mesmo de começar. Seu sócio concorda com você quanto à hora certa de acabar com o negócio?

 
 

 

Fonte: Vanessa Franca / ResultsOn

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.