loader
VIRADA EMPREENDEDORA
COWORKING



clear

Lançado Ebook “Para Entender as Mídias Sociais”

Obra reúne 36 autores e terá download gratuito

Nos últimos dois meses, pesquisadores e profissionais de mídias sociais de diversas áreas reuniram-se, de modo voluntário, para a produção do ebook “Para Entender as Mídias Sociais”. O lançamento aconteceu no dia 25 de abril, com a divulgação do link para download gratuito da obra nos sites:

http://paraentenderasmidiassociais.tumblr.com

http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com

Com o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros.

A publicação está dividida em 5 núcleos: Bases, sobre plataformas, linguagens, tecnologias e ambientes por onde as redes acontecem; Mercado, enfatizando assuntos ligados à comunicação e empresas; Redação, com foco ao uso das mídias sociais pelo jornalismo e seus desdobramentos; Persona, dedicado à cultura pop e seus subprodutos e, por fim, Social, tocando em temas fundamentais para a sociedade que estão presentes de modo significativo nas redes de relacionamento.

O PROJETO

A iniciativa do projeto é da jornalista e mestre em comunicação Ana Brambilla, que assina a organização da obra. A publicação terá licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição do ebook, desde que para fins não comerciais e com citação da fonte.

A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin que, assim como os autores e a organizadora, fez todo o trabalho sem qualquer remuneração.

O modelo, conhecido como “flashbook”, é original do livro eletrônico “Para Entender a Internet”, promovido pelo pesquisador de mídias digitais Juliano Spyer, durante a Campus Party de 2009.

É o próprio Juliano Spyer quem assina o prefácio do livro, que conta, ainda, com apresentações de Edney Souza, sócio-fundador da agência Pólvora e da pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais”.

PRÓXIMOS PASSOS

Mais do que um ebook, “Para Entender a Internet” deve se tornar um projeto em constante progresso. Em compatibilidade ao modelo aberto das redes sociais, a iniciativa busca dar espaço para outros profissionais e pesquisadores que tenham as mídias sociais como foco. Para isso, basta submeter uma proposta de artigo em um dos blogs acima citados. Os temas e textos serão avaliados com vistas à publicação de um segundo volume.

TEMAS E AUTORES – Mídias Sociais e...

NÚCLEO BASES

… Mídias Sociais Conectadas e Social Machines / Walter Lima
... Orkut ou Facebook? / Rafael Sbarai
... A “Morte” dos Blogs / Alexandre Inagaki
… Design / Rogerio Fratin
... Mobilidade / Carril Fernando
… Games / Rafael Kenski
... Social Media Day / Caroline Andreis

NÚCLEO MERCADO

... Mercado de Agências / Gil Giardelli
... Segmentação / Guilherme Valadares
... Marcas / Eric Messa
... Viralização / Ian Black
... Buzz / Thiane Loureiro
… Métricas e Avaliação de Resultados / Ricardo Almeida
… Universo Corporativo / Carolina Terra
… Mercado Editorial / Nanni Rios

NÚCLEO REDAÇÃO

… Narrativas Digitais / Pollyana Ferrari
... Jornalismo / Ana Brambilla
… Coberturas Participativas / Luciana Carvalho
… Relevância / Rodrigo Martins
… Relacionamento com o Leitor / Nívia Carvalho
... Tempo-Real no Jornalismo / Barbara Nickel
... TV / Filipe Speck

NÚCLEO PERSONA

... Celebridades / Ivan Guevara
… Moda / Gisele Ramos
… Esportes / Willian Araújo
... Música / Katia Abreu
… Fakes / Jorge Rocha
... Narcisismo / Susan Liesenberg

NÚCLEO SOCIAL

... Política / Marcelo Soares
... Administrações Públicas / Ivone Rocha
... Questões Jurídicas / Rony Vainzof
... Mobilização Social / Fernando Barreto
... Educação / Bianca Santana e Carolina Rossini
... Movimento Hacker Rafael Gomes

... Classes Populares / João Carlos Caribe 

Fonte: Juliano / Não Zero (http://www.naozero.com.br/livro-midias-sociais)

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.