loader
COWORKING



clear

Ernst & Young Terco divulga finalistas da categoria Master do Prêmio Empreendedor do Ano 2012

 A Ernst & Young Terco divulga os oito finalistas da categoria Master da 14ª edição do Prêmio Empreendedor do Ano. O evento, que será realizado em 29 de março, em São Paulo, premia empreendedores que se destacam e que fazem a diferença, contribuindo para o crescimento do país.


Lançado nos EUA em 1986, a premiação atualmente é realizada em 50 países e mais de 135 cidades. Mais de 1.500 empreendedores já foram premiados – só no Brasil, desde 1998, mais de 130 pessoas foram reconhecidas por seu trabalho, talento e ousadia.

“O prêmio tem como objetivo inspirar novos empreendedores”, afirma André Viola Ferreira, sócio-líder de Mercados Estratégicos da Ernst & Young Terco. “Todos eles são vencedores, pois tiveram a coragem de ir adiante. Eles, muitas vezes, enfrentaram adversidades. Mas com trabalho duro e determinação – além de confiança na inovação que promoveram –, são hoje exemplos para todos os brasileiros.”

O empreendedorismo é um dos pilares estratégicos da Ernst & Young Terco e um dos motivos pelos quais a empresa foi anunciada como apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Esse é um dos nossos diferenciais no Brasil e no mundo – nosso DNA para apoiar a comunidade de empreendedores. É esse o trabalho que desenvolveremos como apoiadores oficiais dos Jogos Rio 2016 – mobilizar empresários e preparar nosso país para crescer cada vez mais, aproveitando as oportunidades que um evento esportivo dessa magnitude trará ao Brasil nos próximos anos”, diz André Viola Ferreira.

A categoria Master é voltada a empresas já consolidadas, mas que ainda têm grande potencial de expansão. Ela leva em conta os seguintes critérios: Espírito Empreendedor, Preformance Financeira, Direcionamento Estratégico, Inovação, Impacto Global e Integridade Pessoal.

O vencedor desta categoria irá representar o Brasil na final mundial do prêmio, o World Entrepreneur of the Year, que ocorre, anualmente, em Monte Carlo, Mônaco. Além da escolha do Empreendedor do Ano Mundial, nos quatro dias do evento – de 6 a 9 de junho – os vencedores da categoria Master poderão conhecer outros empreendedores e trocar experiências.

Finalistas:

• Renato Ribeiro de Abreu – Grupo MPE
Renato Ribeiro Abreu foi o responsável pelo desenvolvimento, na General Electric do Brasil, entre os anos 1970 e 1987, de um setor fora do contexto fabril da GE. O Grupo MPE nasceu dessa oportunidade. Começou por meio de serviços prestados no aeroporto do Galeão (RJ), com duas empresas, e hoje atua em manutenção de vias permanentes, controle de tráfego e fabricação de Monorails, com duas fábricas – uma no Rio e outra em Manaus.

• Francisco Deusmar de Queirós – Pague Menos
Em 1981, Francisco Deusmar de Queirós abriu a primeira farmácia Pague Menos em Fortaleza, capital do Ceará. Com muito trabalho, profissionalismo e com base nos conceitos de "Inovação", "Conveniência“ e "Cidadania", em pouco tempo a Pague Menos conquistou o mercado cearense. Não demorou muito para também atrair a atenção do país com ações ousadas para o setor, até então exclusivamente voltado para vender remédios. Em 1989, foi pioneira na venda de vale-transporte e no recebimento de contas de água, luz e telefone, descentralizando a operação dos bancos e facilitando o acesso dos clientes a estes serviços. Um embrião do modelo de correspondente bancário criado 11 anos mais tarde pelo Banco Central.

• Luiz Fernando Porto – Locamerica
Luis Fernando fundou a Locamerica aos 21 anos, em 1993. A companhia começou em Belo Horizonte com 16 carros e sempre atuou no mercado de terceirização de frotas. Por meio de aquisições e de crescimento orgânico, a Locamerica aumentou sua frota e seu número de clientes, passando a atuar em todo o país. Em 2008, pouco antes da crise econômica mundial, o Banco Votorantim entrou no negócio, com participação de 34% e injetando R$ 110 milhões. Com esse aporte, a Locamerica teve fôlego para sobreviver ao turbilhão pelo qual a economia passava e ainda continuar crescendo. Atualmente, a Locamerica possui uma frota quase 28 mil veículos atendendo mais de 200 clientes dos mais diversos setores por todo Brasil.

• Marco Franzato – GMR Participações
Marco Franzato tem 53 anos e personalidade marcada por determinação, humildade e simplicidade. Em 1993 realizou o sonho de ter uma empresa própria ao vender um carro e criar uma sociedade com familiares. O pequeno empreendimento produzia moletons, que eram vendidos em uma loja de atacado em Cianorte, cidade de aproximadamente 60 mil habitantes no Noroeste do Paraná. O negócio prosperou e hoje a rede conta com quatro marcas e lojas próprias nos principais centros econômicos brasileiros.

• Romero Rodrigues – Buscapé
O Buscapé construiu um serviço inédito no varejo brasileiro e na América Latina: a comparação de preços. A plataforma de tecnologia criada pelos fundadores do Buscapé criou o ambiente necessário para o surgimento de um fenômeno que mudou e está mudando a economia brasileira e latino-americana. Atualmente o Buscapé é reconhecido como o maior player do comércio eletrônico na América Latina, concorrendo inclusive com grandes empresas internacionais da Web.

• Marcos Ribeiro Leite – CSU
Fundada em 1992, a CSU CardSystem nasceu da convicção do empresário Marcos Ribeiro Leite de que o mercado necessitava de uma processadora de cartões de crédito independente e não ligada a nenhuma instituição financeira. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Marcos iniciou sua carreira como trainee da Credicard, chegando à vice-presidência aos 28 anos de idade. Em 1996, a CSU tornou-se a primeira do País a operar simultaneamente com as três maiores bandeiras do mercado (Visa, Mastercard e American Express).

• José Seripieri Filho – Qualicorp
Em 1986, Júnior, como é conhecido José Seripieri Filho, ingressou no mercado de planos de saúde, como vendedor de planos individuais, por indicação do fundador da operadora Golden Cross, Milton Afonso, que era amigo de seu pai e lhe ofereceu treinamento em uma concessionária terceirizada de vendas. Tempos depois, começou a vender os planos de saúde na rua, de porta em porta. Em abril de 1987, firmou seu primeiro contrato de plano de saúde coletivo por adesão à Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Hoje a Qualicorp é referência no segmento.

• Marcelo Sales – 21212
Marcelo Sales, Rafael Duton e Leonardo Constantino iniciaram há dez anos as operações da nTime , fornecedora de conteúdo de entretenimento móvel. Hoje, a nTime virou a Movile e é a maior empresa de serviços de interatividade no celular do Brasil com atuação em quase todos os países da América Latina e mais de 18 milhões de assinantes. Em 2011, ao lado de um empreendedor americano, Sales, Duton e Cyber criaram a 21212 Digital Accelerator, primeira aceleradora de negócios binacional, que une as boas práticas de mercado dos EUA ao empreendedorismo no Brasil, com a intenção de impulsionar novas empresas no mercado digital nacional. A cada seis meses, a 21212 seleciona dez novos empreendimentos para receber investimento, mentoria, workshops e outras formas de apoio, com a missão de criar empregos e uma nova geração de empreendedores. A meta é formar 100 empresas nos próximos cinco anos. 

Sobre a Ernst & Young e sobre a Ernst & Young Terco: 

A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria. Em todo o mundo, a empresa tem 152 mil colaboradores unidos por valores pautados pela ética pelo desenvolvimento das pessoas e pelo compromisso constante com a qualidade. A empresa faz a diferença ajudando colaboradores, clientes e as comunidades em que atua a atingirem todo seu potencial. 

No Brasil, a Ernst & Young Terco é a mais completa empresa de consultoria e auditoria com mais de 4.100 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de grande, médio e pequeno portes, sendo que 117 companhias são listadas na CVM (dado referente a dezembro de 2010).
 
Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.