loader
VIRADA EMPREENDEDORA
COWORKING



clear

GEM 2011 aponta crescimento das empreendedoras no país

 A pesquisa GEM 2011 (Global Entrepreneurship Monitor), publicada na última semana mostrou o grande crescimento do número de empreendeores no país e reforçou a força das mulheres nesse campo. Segundo dados do GEM 2011, o Brasil é o terceiro país mais empreendedor do mundo, atrás de China e Estados Unidos. China, que lidera o ranking tem quase 370 milhões de empresários. Já os Estados Unidos, que ocupam a segunda posição, tem cerca de 40 milhões de pessoas que gerem o próprio negócio. Dos brasileiros, um terço dos 27 milhões de empreendedores faturam entre três e seis salários mínimos e menos 15% recebe mais de seis salários mínimos/mês gerindo o próprio negócio.

Os empreendedores brasileiros representam 27% da população adulta brasileira, sendo que 85% estão no mercado há mais de três meses. Desses, 12 milhões, o equivalente a 45% estão estabelecidos em seus segmentos de atuação, ou seja, operam no mercado a mais de 42 meses. Outros 11 milhões, 40% do total, são classificados como novos empreendimentos por funcionarem há mais de três meses e menos de 42 meses. A pesquisa ainda aponta que 15% dos empreendedores, ou 4 milhões de pessoas, estão envolvidas na criação do próprio negócio.

A pesquisa ainda indica a forte participação das mulheres. Do grupo dos empreendedores iniciais brasileiros, ou seja, aqueles que estão envolvidos na criação de um negócio, ou que já tem suas empresas desenvolvidas, a proporção das mulheres brasileiras no mundo do empreendedorismo é maior que a média mundial. De cada 100 empreendimentos iniciais, 49 tem o comando feminino. A média desse grupo, nos 54 países pesquisados, é de 37 empreendedoras a cada 100.

Elas preferem negócios como estética e tratamento de beleza, comércio de vestuário, fornecimento de comida preparada e confecções.   Já os homens disseram que gostam mais de atividades ligadas a manutenção e reparação de veículos automotores, lanchonetes e similares, além dos transporte de passageiros. 

Fonte: Divulgação

Sobre o autor:
Administrador

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.