loader
COWORKING



clear

Makaha chega ao mercado para descobrir e investir em novas empresas

No mundo dos negócios, há muitas pessoas que tem um projeto feito, pronto para virar uma empresa ou um grande produto, mas não têm o capital e o conhecimento necessário para dar início ao processo. Do outro lado do balcão, existem diversas companhias que têm como atividade principal investir e tornarem-se sócias dessas pessoas donas dos projetos, mas que não possuem a verba – são as chamadas venture capital.

A dúvida: como se dá o início das relações entre as duas partes interessadas e quem é que garante que o risco do investimento será baixo?

 

Respondendo a essas duas importantes perguntas, surge no Brasil uma empresa que pretende ser o principal elo entre quem precisa de investimento e quem quer investir. O Makaha (www.portalmakaha.com.br) é uma empresa que nasce com o objetivo de concentrar em um site, projetos de empreendedores que precisam de investimento e de mostrar para grandes investidores as ideias que podem virar grandes negócios.

O conceito de “companies’ maternity” foi desenvolvido pelos irmãos Felipe e Fernando Dulisnki, dois gaúchos de Porto Alegre, que acreditam fielmente no senso empreendedor dos brasileiros. “O objetivo principal do Makaha é aumentar as chances de investimento em novas ideias e diminuir os riscos de um empreendimento. Queremos que as empresas de investimento enxerguem no Makaha um filtro otimizador de boas ideias, uma vez que todos os projetos cadastrados no site recebem avaliação da comunidade empreendedora e também de especialistas parceiros.

Um dos pontos interessantes do Makaha – que também é uma startup – é que os projetos cadastrados no site e as categorias a que eles se encaixam fazem parte dos segmentos que compõem um conceito denominado de “economia criativa”, cravado por especialistas como as áreas que dominarão as receitas mundiais em um futuro bem próximo.

Engana-se, portanto, quem pensa que o Makaha é um caminho apenas para startups de tecnologia. A empresa abrange projetos de setores como cultura, entretenimento e moda. “A ideia é que a própria comunidade, que nos retrata o mercado, avalie os projetos para que saibamos o que é tendência e o que tem demanda. Somos encurtadores e otimizadores do processo, aumentando chances de empreendedores e diminuindo os riscos de grandes investidores”, afirma Felipe Dulinski, co-fundador do Makaha juntamente com seu irmão Fernando.

Outro fator positivo do Makaha é ser ele próprio um investidor. Isso significa que, havendo um projeto que seja bem avaliado pela comunidade, o próprio Makaha tem verba para investir na startup. “Se a nossa análise indica sucesso e risco baixo, vamos investir. Sem nenhum tipo de demagogia, acreditamos muito no potencial empreendedor do brasileiro, temos ideias ótimas, mas o caminho para o investimento é penoso, longo e muito incerto. Queremos ser um atalho que otimiza os projetos, capacita empreendedores e que seleciona as boas iniciativas”, revela Dulinski.

O plano do Makaha, em médio prazo, é o próprio site tornar-se a primeira empresa de capital de risco com marca reconhecida. O objetivo ousado é buscado pelos sócios com uma obstinação digna de empreendedores. “Nós somos o case de nós mesmos. Se conseguimos chegar até aqui com uma ideia na cabeça, inúmeras avaliações de especialistas, impressões de investidores e muito trabalho outros empreendedores também podem. O que nos diferenciará de todos os outros capitalistas de risco e fundos de participação será a nossa marca, tenho absoluta certeza”, garanta Felipe Dulinski.

Sobre o Makaha

 

O Makaha é uma empresa de investimentos em startups de diversas áreas, sendo que os projetos cadastrados no site da empresa passam por uma avaliação da comunidade e de especialistas do mercado. Cada ideia aprovada pelo Makaha recebe investimento da empresa ou é captada por alguma outra grande empresa de investimento ou investidor. Criado em 2009 pelos irmãos Felipe e Fernando Dulinski, o Makaha quer ser a empresa que descobre e investe nas melhores idéias e surge como caminho mais curto e seguro entre grandes investidores e projetos de empreendedores. 

Fonte: Startupi (http://startupi.com.br)

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.