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"Se vender, não quebra"

 A palestra do consultor Antonio Carlos de Matos foi uma das mais divertidas da II Virada Empreendedora. O especialista em pequenas e médias empresas falou sobre a viabilidade de negócios e citou pontos chaves para uma empresa dar certo.

Só no Estado de São Paulo são 20 mil empresas novas abertas por mês e 90 mil que fecham a cada ano. É mais de 1 trilhão de reais perdidos em negócios falidos. “E por que estas empresas morrem?”, perguntou o consultor. “Porque elas não conseguem viabilizar seu negócio”.

Segundo Matos, ter uma empresa não significa apenas saber produzir. “Toda empresa do planeta tem que saber VENDER. Se não vender, quebra!”, afirmou o consultor. Portanto, abrir um negócio é montar um processo de vendas. “A definição da estratégia vem antes da estrutura”, explicou.

Além disso, segundo o consultor, não basta vender: é preciso vender por um preço que compensa. E para isso, o empreendedor precisa  saber calcular o preço de venda e as estratégias de negociação.

Por fim, não é viável vender, por um preço que compensa, sem ter um volume que valha a pena. “De nada adianta vender um produto caro apenas uma vez por mês”, explicou o consultor. É preciso calcular um volume de vendas que compense o investimento.

Com exemplos práticos e muita interação com a plateia, Antonio Carlos de Matos passou o recado: antes de abrir uma empresa, pense nos pontos principais de sua viabilidade: Venda, Preço e Volume. 

Fonte: Divulgação

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