loader
COWORKING



clear

Slogans: Crie, Popularize, Cresça

Como é o slogan perfeito? Segundo o How Stuff Works, todo slogan deve ser memorávelevidenciar um benefíciodiferenciar a marcaremeter à marca, pode ter rima, tem que transmitir bons sentimentos, ser inédito.

E há tipos de slogan também. Há o descritivo – que explica o que é a marca, o estratégico – que enuncia as área de atuação da empresa, os engraçadinhos, os lacônicos – que têm apenas uma palavra, e os da moda – que as empresas tentam fazer pegar mas no fim acabam enchendo o saco mesmo.

Vamos aos exemplos. A Microsoft já teve vários slogans. No começo, eles não diziam nada e foram ficando mais inteligentes ao longo do tempo. A primeira “frase de efeito” da empresa foi cunhada em 1994 e dizia “Aonde você quer ir hoje?” – podia ser o slogan de um carro, do metrô, frota de ônibus etc. Depois, em 2002, ela mudou para “Seu potencial. Nossa Paixão” – bom slogan para clínicas de psicologia. E isso para se referir à marca Microsoft.

Para cada produto, ela criou um respectivo slogan. São muitos, mas vou ficar com o do Windows XP. Em 2001 a empresa ia soltar uma campanha baseada nos dizeres “Prepare-se para voar”, mas aí Bin Laden detonou as Torres Gêmeas, e Bill Gates mudou a frase pra “Sim, você pode”. E Barack Obama ficou com isso na cabeça por quase dez anos…

E o Google, você sabe qual é o slogan dele? Eu não encontrei nenhuma referência. O da Apple é o Think Different, relegando todos os mortais usuários de PC a uma igualdade medíocre e elevando o espírito de quem compra algo com a maçã.

No Brasil, pegando algumas das startups que saíram no nosso especial no fim do ano passado, podemos perceber que criar uma frase deve acontecer logo no comecinho da empresa, como forma de ajudar investidores, e público, a compreender mais rapidamente aquele negócio inovador. Veja só:

 

Camiseteria – Faça sua moda

 

Pagestacker – Sua memória para a web

Videolog – Solução de qualidade para compartilhamento de vídeos

Youbliss – Think, Smile, Change

Aprex – Faça a internet funcionar por você

Peabirus – Construa o seu caminho

Via6 – Pra quem tem conteúdo

boo-box – Social media ad system

Pólvora – Social media experience

Hotwords – Contextual branding

Coolnex – A nova mania da música digital

Gengibre – Pra aliviar a garganta

Funstation – Touch. Get. Enjoy.

VCVai – Explore, convide, saia da internet!


Aqui na redação eu brinco que existe um coringa, o que chamo de três verbos. Tá em dúvida sobre um slogan (ou, não sabe qual título dar a sua reportagem)? Coloque os verbos que mais têm a ver com o conteúdo. Coincidentemente a Funstation fez isso, o VCVai e o Youbliss! :-)

Enfim, essa frase tem grande impacto na percepção dos nossos negócios por quem é de fora. Alguns, têm impacto cultura, como defende esse estudo sobre os da Rede Globo. E aqui, tem uma discussão sobre se vale a pena usar slogans em inglês ou não.

Fonte: ResultsOn

Sobre o autor:
Equipe RME

OUTRAS NOTÍCIAS

2014

clear
NEWSLETTER
Receba notícias e novidades para ajudar você e seu negócio:
ASSINAR

SEGMENTOS
REALIZAÇÃO



Este portal foi desenvolvido pela Objecta internet, uma agência digital engajada com a iniciativa empreendedora e com os resultados online das pequenas empresas.